terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Dia Mundial da Luta Contra a Sida

Celebrou-se ontem o Dia Mundial da Luta Contra a Sida. Como psicólogo, e trabalhando na área do VIH/Sida, não podia deixar passar este dia, sem fazer uma alusão a uma data tão importante.

Infelizmente o VIH, mesmo após cerca de 30 anos, é uma infecção que continua a estimular muito preconceito e discriminação. Viver com uma doença séria e estigmatizada, é sem dúvida, stressante e difícil, principalmente devido ao receio do que os outros vão pensar.

Não são raros os casos, de hostilidade e rejeição, mesmo de pessoas mais próximas como amigos e familiares. Mesmo com os avanços da Medicina e sabendo-se que uma pessoa infectada pode viver muitos e longos anos tendo uma vida perfeitamente normal e saudável, ainda existe muito receio, mal entendidos e falta de informação por parte da sociedade em geral.

Infelizmente, nos dias de hoje, viver com o VIH, ainda é viver com a ignorância dos outros. O VIH não tem cura, mas tem tratamento, O preconceito e discriminação, poderão ser ultrapassados com maior informação e menos receios em falar sobre esta doença.

Segundo dados provisórios do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, houve 1093 novos casos de diagnóstico de infecção pelo VIH em Portugal, durante o ano de 2013.

O diagnóstico tardio desta infecção, continua a ser um dos grandes problemas, e que aumenta o risco de mortalidade. Diagnósticos precoces, permitem ás pessoas infectadas começarem o tratamento mais cedo, o que significa uma melhor condição de saúde e melhor qualidade de vida, podendo ter uma vida perfeitamente normal, desde que a medicação anti-retroviral seja tomada diariamente e da forma prescrita.

Prevenção e diagnóstico precoce, são então dois conceitos fundamentais para o controlo desta infecção. Como tal, é bastante importante conhecermos o nosso estado serológico, fazendo o teste do VIH. 

Pode-o fazer de forma gratuita, anónima e confidencial nas instalações da Instituição Ajpas. Na imagem, pode consultar os horários e as moradas para fazer o seu teste. 

"Não adivinhe, faça o teste" 



Aproveito para deixar um video bastante emotivo sobre esta problemática.




Pedro Belo

Sem comentários:

Enviar um comentário