quinta-feira, 27 de novembro de 2014

O Sistema de Ensino em Portugal

Acredito num sistema pedagógico em que se respeite o ritmo de cada criança. De facto, o sistema convencional, apenas permite debitar a matéria a um conjunto de crianças, não respeitando que cada criança tem o seu ritmo, e assumindo, que todos terão as mesmas capacidades, compreensão e facilidade de aprendizagem. No fundo, ensinam 20 crianças, como se fossem uma única, e todos sabemos que cada criança é diferente da outra.

Penso que o sistema convencional, apenas permite criar e valorizar bons "memorizadores" / "decoradores", ao invés de permitir criar crianças despertas para o conhecimento, criativas e com gosto por saber mais. Devemos permitir que cada criança explore a sua criatividade, que aprenda de acordo com o seu ritmo, que se motive para a escola.

Defendo um sistema de ensino que promova a liberdade, responsabilidade, a igualdade, a cooperação, e não a competitividade, o "eu sou melhor que tu", "eu tenho melhores notas que tu".

Deixo uma notícia do jornal Público bastante interessante e que fala de sistemas de ensino mais flexíveis e centrados na criança.

Podem, também, consultar o Movimento Escola Moderna que defende a formação das crianças para a intervenção social.

Pedro Belo



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