sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Mais TPC's não, Por Favor

Ontem perdi decididamente a paciência para os TPC's diários (e em quantidades industriais), que ainda são passados por alguns professores por este país fora.
Quando fui buscar a minha filha à escola, fui surpreendido por uma inundação de lágrimas que trazia na cara. Eram mais uma vez os malditos TPC's. "Pai, tenho muitos trabalhos de casa para fazer, são duas cópias e mais uma ficha de Português. Hoje não vou puder brincar nem ir ao jantar de anos do tio", disse-me completamente desesperada. Tentei a acalmar e disse que a ia ajudar e que terminávamos num instante. No entanto, fui surpreendido por mais uma colega da minha filha com o livro de Português na mão a dizer "são estas as cópias que temos de fazer". E lá estavam 2 páginas de cópia para fazer.

Decidi escrever um recado á professora, mas escrevi primeiro numa folha de rascunho para depois passar a limpo para a caderneta. Em jeito de brincadeira e também como forma de motivação, enquanto a minha filha fazia a sua cópia, a mãe desafiou-a a tentar terminar a cópia primeiro do que eu. E não é que aquilo realmente cansa? No final de passar o recado para a caderneta tinha a mão mais dorida, do que se tivesse passado uma hora aos socos num saco de boxe. Como pode uma criança depois de passar um dia inteiro na escola, chegar a casa e ainda ter paciência, cabeça, discernimento, motivação, etc, para fazer duas cópias do tamanho de uma página A4 cada uma, mais uma ficha de Português?

Não sou defensor da abolição dos TPC's, nem tanto ao mar nem tanto à terra, mas defendo que trabalhos de casa diários e em quantidades industriais, não vão fazer com que uma criança aprenda mais e melhor. Pelo contrário, tornam-se em autênticos tormentos para a criança e para os próprios pais, onde um momento que deveria ser de calma e tranquilidade, depois de um dia inteiro na escola e trabalho, são tornados num campo de guerrilha entre pais e filhos. 

Se depois de 8h na escola e em sala de aula, as crianças ainda são obrigadas a estar mais 2h ou 3h a fazer trabalhos de casa, quando é que têm tempo de ser crianças? Quando é que podem brincar com os pais e irmãos? Que motivação vão ter estas crianças para se levantar no dia seguinte, sabendo que depois de 8h fechadas na escola, ainda as espera uma sessão aterradora de trabalhos para fazer, choros, gritos, frustrações, etc?

Pedro Belo



Sem comentários:

Enviar um comentário